Novo Centro  Oftalmológico Qualidade na Assistência
História
Voltar
História

 

            O Hospital São Matheus  foi fundado em 05 de março de 1976, por oito médicos de Feira de Santana, e posteriormente, por mais dois médicos, todos com especialidades diferentes e imbuídos do desejo de oferecer uma assistência médica de qualidade à Comunidade, sendo adquirida uma Clínica que funcionava na Av Getúlio Vargas, Nº 1.055- Centro- Feira de Santana-Ba.

            Este grupo de médicos inicialmente procurou estruturar um serviço de atendimento com 10 leitos com poucas especialidades médicas: clínica geral, angiologia, pediatria, ortopedia, psiquiatria e fisioterapia. Contando também, com um serviço de Pronto Socorro.

            Desde esta época, o Hospital São Matheus concentrava suas atividades na Av. Getúlio Vargas, no centro da cidade de Feira de Santana, onde o cenário e as perspectivas de crescimento do negócio saúde eram bastante promissoras, assim como o fácil acesso da população à assistência médica, sendo próximo ao centro de transportes da cidade, como também da rodoviária.

            O nome São Matheus adveio da escolha do grupo de médicos. São Matheus era médico e tinha como missão atender e assistir aos doentes. Os Médicos do Hospital São Matheus dividiam este mesmo propósito, portanto a escolha do nome era bem vinda. O primeiro Diretor do Hospital foi Dr. Adelino Costa Dórea.

            Com o crescimento do Hospital, o número de leitos aumentaram para 20 (vinte), e novas especialidades começaram a ser oferecidas à Comunidade, como cirurgia geral e posteriormente neurologia. O Hospital São Matheus começou então a criar junto à população de Feira de Santana e região a credibilidade necessária, passando a ser um forte referencial no segmento hospitalar.

            O Hospital nesta época concentrava suas atividades no local que atualmente funciona a área administrativa.

            Apenas os sócios conselheiros realizavam os Plantões Médicos de forma a viabilizar financeiramente a assistência hospitalar, onde todo o rendimento financeiro era reinvestido no próprio Hospital. Para que a empresa crescesse rapidamente, durante os 17 primeiros anos, os honorários dos sócios foram retidos como injeção de capital mensal, inicialmente em 100% dos honorários e nos últimos anos com 50%.

             Em 1980, foi adquirido o imóvel ao lado do Hospital com o intuito de ampliar e melhorar as condições de assistência aos pacientes. O projeto tinha o objetivo de construir um Hospital nos moldes arquitetônicos adequados, como também, oferecer outras especialidades de atendimento, vindo ao encontro das expectativas da Comunidade local e da região, pois, no momento, se percebia que havia a necessidade de mais uma Unidade de Saúde em Feira de Santana, e que o empreendimento seria plenamente viável.

              A partir de 1984, o Conselho de Sócios do Hospital ficou formado por um grupo de cinco médicos: Dr. Adelino Costa Doria; Dr. Arlindo Mendes Lima; Dr. Érico Guanais Mineiro Neto; Dr. José de Souza Neto e Dr. Luís Pacífico Pereira de Lima;  que respondem pela Instituição até os dias atuais, sendo o Dr. Arlindo Mendes Lima o Diretor Geral.

              Em 1985, foi inaugurado o prédio atual do Hospital São Matheus, composto de 3 pavimentos: Térreo, 1º e 2º andares (foto ao lado), iniciando as atividades na UTI, ampliando e modernizando o seu Centro Cirúrgico e o Pronto Socorro.Foi criado ainda, o serviço de Endoscopia e Salas de Parto, dando início a uma trajetória ascendente no que diz respeito ao atendimento a pacientes e familiares. Assim foi inaugurado o novo Hospital São Matheus, com melhores condições e nova estrutura. Outras especialidades foram oferecidas aos pacientes, e o número de leitos hospitalares aumentou para 44, neste período.

               O Hospital São Matheus buscando modernizar, aperfeiçoar suas atividades e ampliar seu atendimento ambulatorial, inaugurou em 2000 um moderno Centro de Diagnosticoagregando a sua estrutura 19 consultórios e vários exames de suporte ao diagnóstico.

               Atualmente o Hospital São Matheus conta com uma estrutura física de 3.800 m² de área construída composta de moderno Centro de Diagnóstico, Salas Cirúrgicas, Pronto Socorro, Serviços de Bio-Imagem, Fisioterapia, diversas especialidades médicas e 53 leitos, sendo 18 leitos de apartamentos, 29 leitos de enfermaria (clinica médica e cirúrgica masculinas e femininas, obstétrica, berçário) e 6 leitos na UTI,  que podem proporcionar um atendimento adequado e humanizado a seus pacientes, além de se preocupar com a aquisição de  equipamentos modernos de diagnóstico e tratamento.  A direção e toda a Equipe de Profissionais do Hospital São Matheus busca a excelência no atendimento prestado,  e para tanto, a Instituição está se preparando para o processo de certificação pela Acreditação Hospitalar.

Siga-nos
  • Facebook
  • Twitter
  • RSS
Dicas de Saúde

Cuidados para evitar L.E.R. (Lesão por Esforços Repetitivos)

Como já diz o velho ditado, prevenir é muito melhor do que remediar, especialmente no que diz respeito a está doença dos tempos modernos, a L.E.R.

» Leia mais
Horário de Visita
Marcação de Exames
Hospital São Matheus
Av Getúlio Vargas, 1029. Feira de Santana - BA
CEP: 44001-325 - Telefone: (75) 3616-8888
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia